Acredito que a maioria dos donos de negócios se perguntam o que é uma landing page e a real necessidade de criar uma, já que todos possuem um site institucional, não é?

Nesse artigo, vamos eliminar definitivamente essa e outras dúvidas do porquê elas são essenciais nas suas estratégias!

Antes de tudo, vamos começar pelo começo.

O que é uma Landing Page?

No marketing digital, landing pages ou páginas de destino são páginas da web independente do site institucional. Ao contrário de sites institucionais, que normalmente têm muitos objetivos e links de menu, as páginas de destino são criadas para terem um único foco ou objetivo , conhecido como call to action (ou CTA). Ela deve ter um foco único, como por exemplo, um CTA que chame a atenção do usuário para uma única ação naquela página.

Ela é criada especificamente para campanhas de marketing. É onde um usuário “chega” após clicar em um link, em um e-mail ou em anúncios do Youtube, Google, Bing, Instagram, Facebook, LinkedIn, Taboola, Twitter ou outras mídias.

O foco em um único objetivo é o que permite gerar um aumento das taxas de conversão daquela página, permitindo que o usuário entenda logo o seu objetivo e nos permite desenvolver otimizações já que são poucos os itens que precisamos alterar.

o-que-e-uma-landing-page

Mas, por quê usar Landing Pages?

Antes de tudo, é importante saber que quando criamos campanhas de marketing temos uma meta para atingir, certo?!

Essa meta pode ser quebrada em diversos pequenos objetivos, que nos farão atingir a meta ao fim desses pequenos objetivos.

Seguindo essa linha, vamos manter esse raciocínio e utilizar o exemplo de que nós desejamos aumentar nossa base de clientes para oferecer nossos serviços. Como conseguiríamos isso utilizando campanhas de marketing digital?

Poderíamos anunciar nosso site no Google, Youtube, Bing, Facebook, Instagram e assim eles poderiam entrar em contato com nossa empresa. Certo?

Já fizemos isso. E apesar de trazer retorno, não é a forma mais efetiva de realizar campanhas direcionadas, já que o usuário pode navegar por todo o nosso site e ainda assim não chegar a alguma página estratégica que indique que somos os melhores parceiros para ele.

Cada usuário nesses canais faz uma busca diferente, se comporta de forma diferente e busca solucionar problemas diferentes. É o mesmo que você buscar por remédios no Google e te apresentarem qualquer remédio, de forma genérica, como se aquilo resolvesse a sua dor. E claro, não resolve!

Nas campanhas de marketing precisamos construir uma comunicação focada nos benefícios dos nossos serviços, com cases construídos por nós que indiquem a qualidade do nosso trabalho, depoimentos de clientes, uma comunicação/copy bem matadora, dentre outras coisas. Afinal, estamos querendo atingir o máximo de resultados possíveis com aquela campanha.

Apesar de nós termos todas essas informações acima distribuídas em todo o site da UNITÁ Analytics, os clientes nem sempre tem tempo para olhar todo o site de uma empresa para resolver problemas específicos deles.

Velocidade é tudo no digital!

E nesse caso, uma landing page poderia conter todas as informações estrategicamente organizadas para comunicar nosso usuário de todos os benefícios, soluções que geramos, cases, depoimentos e gerar conexão com suas dores e assim, ajudá-lo em sua jornada.

O que precisa conter numa Landing Page?

Tão importante quanto começar a construir uma landing page com base no “por quê” é planejar o quê deve conter na sua página de destino.

Cada negócio é único e isso deve ser pensado de forma única também, adotando as melhores práticas à realidade do cliente e da sua empresa. Existem clientes que precisam de leads, outros que precisam de cadastros completos de Trial no modelo Freemium e alguns podem criar uma página de vendas, com o produto direcionando para o checkout de imediato.

São muitas variáveis para criar uma só forma de elaborar as landing pages. Elas são o meio e não o fim. É uma parte da estratégia.

Esse foi apenas o início para entender mais sobre Landing Pages. Acompanhem nossos próximos conteúdos que irão te trazer ainda mais entendimento sobre o assunto!

Jeferson Cunha

Jeferson Cunha

Empreendedor, consultor especialista em inteligência de marketing, analytics e negócios. Google Partner e Associate Cloud Engineer (Google Cloud).