Na última semana ocorreu uma atualização do Google Ads no Relatório de Termos de Pesquisa onde indicavam quais termos os usuários realizaram suas buscas. A partir de agora o relatório não será mais exibido!

O relatório é um dos mais importantes para as otimizações dentro da plataforma. Através dele conseguimos visualizar quais palavras ativaram os anúncios e para negativar os termos que não são relevantes em nossas campanhas.

A justificativa se deu por questões de privacidade dos usuários, indicando que ela afetava diretamente a forma como os usuários tinham seus dados expostos.

Uma publicação no Search Engine Land indicou que eles continuarão trabalhando para compartilhar insights com os anunciantes, mas será necessário aguardarmos para visualizar algo nesse sentido.

Como funciona exatamente esse Relatório de Termos de Pesquisa?

Um exemplo do impacto que isso causa é: imagine que você esteja com uma campanha rodando para a palavra-chave de correspondência ampla “floricultura”, você deseja aparecer para pessoas que estejam em busca de flores para comprar.

A correspondência ampla permite que o Google ative o seu anúncio pelas variações dessas palavras-chave, o que poderia trazer tanto “flores para casamento” (totalmente de acordo com o que você deseja anunciar) como “estufa para floriculturas” (o que não corresponde ao desejado, que seria o caso de uma empresa que oferece serviços e produtos para floriculturas).

Após identificarmos esses termos de pesquisa, conseguiríamos negativar os que não estão de acordo com nossas estratégias e assim, a campanha ser otimizada.

O que fazer com as minhas campanhas?

Caso estejam com campanhas ativas e que não tenham sido otimizadas, fizemos um checklist que pode ajudar a otimizar suas campanhas através de outros meios:

  • Antes de tudo: altere todas as suas palavras-chave de correspondência ampla para correspondência ampla modificada, exata ou de frase;
  • Consideramos utilizar o Google Trends para identificar se existe uma quantidade de buscas que faça sentido para suas estratégias;
  • O Keyword Planner ou Planejador de Palavras-Chave, agora e mais do que nunca, é essencial para toda e qualquer estratégia – use e abuse dessa ferramenta gratuita;
  • E uma dica que sempre funcionou: pare, pense e analise quais termos fazem sentido na sua campanha e negative manualmente suas palavras-chave.
relatório de termos de pesquisa do Google
relatório de termos de pesquisa do Google

Para todas as outras dúvidas que ocorrerem, podem nos contatar através de mensagens através do perfil @jeffcunhas e para contatos específicos sobre o Google Ads.

E em caso de dúvidas, lembre-se sempre da Central de Ajuda do Google Ads.

Fonte: Search Engine Landhttps://searchengineland.com/google-ads-to-limit-search-terms-reporting-citing-privacy-340137

Jeferson Cunha

Jeferson Cunha

Empreendedor, consultor especialista em inteligência de marketing, analytics e negócios. Google Partner e Associate Cloud Engineer (Google Cloud).