Começar um planejamento de marketing pode ser um desafio. Ainda mais quando se depara com siglas como CPM, CPC, CTR, CPA.

Essas siglas misteriosas são métricas = unidades de medida usadas no planejamento e na medição da publicidade online.

Preparamos esse conteúdo para que vocês consigam entender de uma vez por todas o que são e como podem usá-las ao seu favor!

Vamos, lá! Mais pessoas estão pensando em publicidade online. Mas eles também se perguntam sobre eficiência e o custo que isso pode gerar ao seu negócio.

Contra o conhecimento comum, agora existem ferramentas muito precisas que medem o sucesso da publicidade on-line, seja no Google Ads ou no Facebook, Linkedin, Twitter, Taboola e todas as outras plataformas de publicidade. Aqui está o que você precisa saber:

CPM (custo por mil)

A métrica mais básica é o CPM, custo por mil impressões ou quanto custa ter um anúncio publicado mil vezes na Internet e visualizado pelos usuários. O CPM é usado pelos editores para mostrar seus preços aos anunciantes. Permite comparar ofertas diferentes.

CPM = o custo de exibir seu anúncio 1000 vezes
Como calcular o CPM?

CPM = gasto total / número de impressões dos anúncios

Digamos que você queira que o anúncio acima seja visto pelo máximo de vezes possíveis pela sua audiência, a estratégia de CPM iria te ajudar a distribuí-lo e a bater sua meta de visualizações.

CPC (custo por clique)

Atualmente, é a métrica mais comum; o proprietário do produto paga o site ou o plataforma de anúncios toda vez que alguém clica em um banner de anúncio.

O custo por clique é definido de acordo com palavras-chave e taxa de sucesso. Uma palavra-chave é usada para uma pesquisa; sua taxa é avaliada de acordo com seu sucesso. Por exemplo, a palavra-chave “imóveis” será mais cara que “imobiliária” dependendo da quantidade de concorrentes que ela têm.

CPC = o que você paga para receber um clique no seu anúncio

Como calcular o CPC?
CPC = gasto total / número de cliques nos anúncios

CTR (taxa de cliques)

Quando o CPM e o CPC indicam o custo da publicidade, a CTR mede sua eficiência. O número de cliques pode ser inclinado pelo número de impressões: um anúncio publicado mais vezes terá mais chances de receber cliques. Ao dividir esses números, temos uma porcentagem de eficiência mais relevante sobre o anúncio: o número de cliques em relação ao número de impressões.

CTR = porcentagem de cliques por impressão

Como calcular a CTR?
CTR = (total de cliques / número de impressões) x 100

CPA (custo por ação)

O CPA indica um custo, mas difere do CPM e do CPC porque não é um método de pagamento. Ele fornece informações excelentes sobre a eficiência de um anúncio online. Esse é o preço pago toda vez que alguém se envolve em uma “conversão”. Uma conversão é uma ação que foi considerada útil por um usuário em seu site, como se cadastrar para receber email marketing ou comprar um produto. Essas conversões devem ser definidas no início de uma campanha publicitária.

CPA = Custo para obter uma conversão

Como calcular o CPA?
CPA = gasto total / número de conversões nos anúncios

O máximo teórico do CPA nunca deve ultrapassar a margem que você obtém ao vender um produto. Por exemplo, se sua margem em uma câmera for R$150, seu CPA não deverá ser superior a R$150. Se você exceder o CPA máximo, perde dinheiro a cada conversão.
Para otimizar seu CPA, você deve ter uma campanha do Google Ads bem organizada e estatísticas do Google Analytics bem programadas. As metas de conversão devem ser claramente definidas desde o início.

O vídeo abaixo mostra como criar um anúncio eficiente no Google Ads e como seu sucesso é medido com ferramentas mais sofisticadas.

Economista-chefe do Google explica o processo de lances do Google Ads.

Agora, uma métrica vinda do marketing digital: CPL

Essa é a mais simples de todas. Significa Custo por Lead (CPL) e indica o valor/custo que você paga ao receber um cadastro de lead interessado em seu serviço ou produto.

CPL = Custo para obter um lead

Como calcular o CPL?
CPL = gasto total / número de cadastros nos anúncios

Imagino que após tanta informação, você tenha conseguido captar a ideia de como funciona para analisar o investimento nos anúncios online, certo?

É realmente um investimento! Você precisa trabalhar com inteligência para que consiga obter retorno de suas campanhas.

Entender quanto custa um determinado produto seu e quanto custa para anunciar é um bom começo. E como todo investimento, você precisa enxergá-lo como um canal de aquisição de clientes e o tornar uma ferramenta saudável para o seu negócio.

Caso deseje se aprofundar mais nas táticas de marketing, acesse o curso gratuito no Coursera – “Introdução a funil: CPC, CPM, CPA, CPL e CTR ” no link abaixo:

https://www.coursera.org/lecture/estrategia-marketing-digital/introducao-a-funil-cpc-cpm-cpa-cpl-e-ctr-Flgyy

Para maiores informações, agende uma reunião e veja como podemos te ajudar!

Jeferson Cunha

Jeferson Cunha

Empreendedor, consultor especialista em inteligência de marketing, analytics e negócios. Google Partner e Associate Cloud Engineer (Google Cloud).