O Gerenciador de tags do Google (GTM) é um sistema de gerenciamento de tags que simplificou o processo de criação de tags para enviar dados de interação do usuário ao Google Analytics (GA). O uso do GTM economizará tempo, aumentará a escalabilidade da implementação do site, é fácil de usar e ainda oferece espaço criativo suficiente para criar tags complexas e personalizadas. Escrevemos extensivamente sobre o Gerenciador de tags do Google, mas sentimos que precisávamos manter esta postagem atualizada com todos os motivos pelos quais você deveria usar o Gerenciador de tags do Google no momento.

como implementar o tag manager

Para persuadi-lo ainda mais, aqui está um resumo rápido de 10 razões pelas quais você deve usar o Gerenciador de tags do Google.

1. Seu site vai estar preparado para o futuro

Basicamente, entendemos que o Gerenciador de tags do Google já faz parte do seu processo para realizar análises e acompanhamento de conversões ao seu site. Idealmente, você já está usando o Universal Analytics. Se qualquer um desses fosse um “não” para sua empresa, recomendamos a implementação dos dois e ao mesmo tempo!

A atualização para o Universal Analytics pode ser um problema se você precisar fazer muitas trocas de código, modificações de página etc. Em vez disso, usar o Gerenciador de tags do Google para fazer a mudança gradual para o Universal Analytics, testando à medida que avança.

A implementação do GTM exigirá a mesma quantidade de esforço que a atualização para o Universal, mas simplificará futuras atualizações e aprimoramentos muito mais, pois as modificações podem ser feitas no GTM e não em cada página do seu site. Confira nosso guia para migrar com segurança para o Universal Analytics com o Gerenciador de tags do Google.

Se você não tem certeza de como o Google Analytics e o Gerenciador de tags do Google se relacionam, abordamos a excelente postagem abaixo sobre como eles funcionam juntos. Essencialmente, o Gerenciador de tags do Google não substitui o Google Analytics, mas uma mudança na maneira como você adiciona o Google Analytics ao seu site.

2. Velocidade de implementação

O GTM ajudará a acelerar muitos processos. Alterações e novas tags podem ser feitas rapidamente e a maioria não exige alterações de código no site. Isso é ótimo para os profissionais de marketing, pois pode realmente acelerar o tempo de inicialização testando cada alteração e implantando quando estiver pronto. Com a quantidade certa de planejamento e cooperação com sua equipe de desenvolvimento ou de TI, isso pode significar que as mudanças podem ocorrer mais rapidamente e frequentemente sem envolver um desenvolvedor.

Em nosso estudo de caso com a Paula’s Choice, uma empresa de comércio eletrônico especializada em produtos incríveis para a pele, eles tiveram uma melhoria de 600% no tempo de implementação de tags. Leia o estudo de caso completo para ver mais dos benefícios que eles receberam da atualização com o Gerenciador de tags do Google.

Observação: todo o processo de implementação do Gerenciador de tags do Google também ajudará a acelerar seu site! Isso se deve em parte ao fato de o GTM ser carregado de forma assíncrona, permitindo que o restante da página seja carregado separadamente.

3. Segurança

Duas grandes preocupações sobre a manutenção de um site geralmente são a segurança e a possibilidade de o site apresentar mau funcionamento. Não temas! Pois o GTM não deve travar e queimar seu site, nem abrirá novas portas para futuras vulnerabilidades.

Para iniciantes, você controla quem tem acesso às suas contas do GTM e do Analytics e pode revogar o acesso a qualquer momento. Você ainda precisará seguir práticas de segurança padrão com o Gerenciador de tags do Google, como faria com qualquer sistema de gerenciamento de conteúdo ou ferramenta de desenvolvimento da web. Existem outros benefícios, como usar modelos padronizados para cenários comuns de marcação e reduzir o potencial de erros e erros de script no site. Confira o artigo acima para mais detalhes!

4. Flexibilidade

Não é um profissional de programação? Graças ao Gerenciador de tags do Google, você não precisa ser! O GTM requer uma quantidade mínima de codificação para tags mais complexas, mas você pode criar a maioria delas sem escrever uma única linha de código. Isso faz do Google Tag Manager uma ótima ferramenta para profissionais de marketing e permite que os desenvolvedores se concentrem em projetos maiores.

Por outro lado, os desenvolvedores e a equipe de TI amarão o GTM pelos recursos robustos listados abaixo e pela extrema personalização. Quem se beneficiará mais do GTM dependerá do seu site e da complexidade das tarefas que você espera realizar.

O Gerenciador de tags do Google é uma ferramenta gratuita disponível ao público e, aprendendo a usar, é um conjunto de habilidades que qualquer pessoa pode enfrentar. Isso significa que você pode contratar funcionários com experiência no Gerenciador de tags do Google, encontrar recursos para a ferramenta on-line e fazer treinamentos e ler livros para melhorar a ferramenta.

5. Opções de depuração

Garantir que suas tags funcionem ANTES de publicá-las no site ao vivo é muito, muito importante. O GTM possui um recurso de depuração interno que permite testar e depurar pessoalmente cada atualização no navegador do site antes de publicar a alteração. Isso é inestimável para ver suas alterações em tempo real, sem arriscar o público vendo essas alterações e sem aderir a um cronograma rígido de desenvolvimento.

Além disso, aproveite as extensões do Chrome, como o Tag Manager Injector e o Tag Assistant, que tornam a depuração ainda mais fácil. Não deixe de conferir este excelente artigo que detalha algumas das ferramentas de depuração que usamos todos os dias!

6. Controle de Versões

Um grampo para todos os sites, o Google Tag Manager vem com o controle de versão incorporado. Sempre que você publica uma alteração em um contêiner, ele cria uma nova versão, que é arquivada. Se a qualquer momento você precisar reverter para uma versão existente, poderá fazê-lo facilmente. Essa também é uma ótima maneira de manter as tags organizadas e solucionar problemas de marcação.

Isso ajuda a criar um histórico de quais alterações foram feitas no site, quando foram publicadas e por quem.

7.Áreas de trabalho e ambiente

Você tem várias pessoas trabalhando no mesmo projeto? Os espaços de trabalho e os ambientes facilitam a divisão de espaços para sua equipe testar as criações de tags. Isso ajudará a organizar seu contêiner e manterá as tags de teste separadas daquelas que você deseja publicar no site ativo.

Esse recurso é ótimo para empresas com várias equipes que podem fazer alterações no site, empresas que trabalham com fornecedores externos ou projetos que podem durar semanas ou meses.

8. Permissões do usuário

O GTM permite definir permissões para usuários individuais que incluem exibir, editar e publicar. Você pode controlar internamente quem tem a capacidade de fazer atualizações no site e permitir que um fornecedor (como nós) ajude a criar tags, variáveis e gatilhos para ajudar com análises e publicidade.

9. Tags internas

O GTM possui uma infinidade de tags internas para o Google Analytics, conversões do AdWords, remarketing, além de muitas tags de terceiros. Isso é extremamente útil para profissionais de marketing que estão começando no GTM e que não têm muita experiência em codificação. Você pode personalizar facilmente qualquer tag interna com apenas algumas informações e sem a complicação da implementação do código.

Novamente, você se beneficiará dos parceiros e da comunidade do Gerenciador de tags do Google que estão trabalhando para padronizar vários desafios de marcação e facilitar a atualização do rastreamento em seu site.

10. Disparadores de ações comuns

O GTM elimina os problemas de marcar manualmente cada link que você deseja acompanhar com atributos individuais de onclick para enviar eventos para o GA. Em vez disso, você pode criar um gatilho para direcionar links ou botões por atributos que já estão no link ou usando uma estrutura de nomenclatura padronizada, como atributos de dados. Quando terminar de disparar, basta usá-lo para disparar sua tag e rastrear!

O Gerenciador de tags do Google possui gatilhos internos para facilitar o rastreamento de cliques em links e elementos, envios de formulários e muito mais!


Pronto! – 10 MUITO bons motivos para usar o Gerenciador de tags do Google. Realmente, essa lista poderia ter durado dias! Não acredita em nós? Comece a conferir algumas de nossas outras postagens no Gerenciador de tags do Google por mais ótimos motivos para considerar o GTM!

Para maiores informações, fale com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar!

Jeferson Cunha

Jeferson Cunha

Empreendedor, consultor especialista em inteligência de marketing, analytics e negócios. Google Partner e Associate Cloud Engineer (Google Cloud).

Leave a Reply